Todos os conferencistas do Conamat j  foram confirmados

Todos os conferencistas do Conamat já foram confirmados
Tônica dos painéis será a proteção da pessoa humana


A Comissão Científica do 13º Conamat já definiu todos os conferencistas do evento, que acontece em Maceió, de 03 a 06 de maio próximo.De acordo com o coordenador científico do congresso, juiz Cláudio Brandão, a preocupação com a temática está voltada para uma reflexão profunda sobre a nova visão em torno do Direito do Trabalh a proteção à pessoa humana como centro e principal valor de todo o sistema jurídico.

Desta forma, o Congresso foi dividido em três painéis temáticos, dos quais um deles, "Magistratura e Transformação Social" terá a participação de pessoas alheias ao sistema jurídico. Eles vão discorrer sobre os efeitos das decisões judiciais na sociedade e aprofundar a reflexão dos juízes sobre seu papel social.

Para este painel foram convidados o jornalista Luiz Nassif, o ex-ministro da educação e Senador Cristovan Buarque e o filósofo Húngaro István Mészáros, professor da Universidade de Sussex (Inglaterra) e autor de vários livros sobre a globalização.

O primeiro painel aborda os "Paradigmas Internacionais e Integração do Direito", e pretende fazer uma análise entre o que os juízes do trabalho estão fazendo no Brasil e o que está sendo feito em outros países, para proteção dos cidadãos e do direito ao trabalho.

Os conferencistas convidados foram o juiz Marcus Moura, de Minas Gerais, o ministro Lélio Bentes, do Tribunal Superior do Trabalho, e o juiz e professor paranaense José Affonso Dallegrave Neto.

Dallegrave é mestre em direito pela Universidade Federal do Paraná e autor de vários livros, entre os quais "Globalização, Neoliberalismo e Direitos Sociais","Transformações do Direito do Trabalho", "Direito do trabalho contemporâne flexibilização e efetividade" e "Responsabilidade civil no direito do trabalho".

O terceiro e último painel tratará "Do Direito Patrimonialista ao Direito Includente", para o qual foram convidados os professores Ingo Wolfgang Sarlet e Gustavo Tepedino.

Ingo Sarlet é do Rio Grande do Sul e fez doutorado e pós-doutorado na Alemanha, com atuação nas ciências sociais aplicadas. É especialista em Direito Público e Direito Constitucional, tendo como linha de pesquisa básica a eficácia e a efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado.

O professor Gustavo Tepedino é doutor em Direito Civil pela Università degli studi di Camerino, Itália (1986) e professor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde leciona na graduação, acompanhando as turmas de Direito Civil I a Direito Civil X, e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado.

É também Professor Visitante das Universidades de Poitiers, França (1999), de San Francisco, Califórnia, EUA (2002), e integra o corpo permanente do Programa de Doutorado em Direito Privado Comparado da Università degli studi del Molise, Itália.


Fonte: Site da Anamatra

Imprimir   Email