13§ Conamat ser aberto nesta quarta-feira (03/05) em Maceiê
13º Conamat será aberto nesta quarta-feira (03/05) em Maceió
Evento terá quatro dias de palestras e debates sobre as transformações que ocorreram nesses 30 anos de existência da Anamatra e sobre as mudanças que ainda estão por vir.
Com apresentação de folguedos da cultura alagoana, será aberto oficialmente nesta quarta-feira, às 19h, no Centro de Convenções de Maceió, o 13º Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). O tema central do encontro será "Magistratura e Transformação Social - Trinta Anos de Luta". O evento, realizado pela Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e pela Amatra 19 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região - Alagoas) foca o Direito do Trabalho na perspectiva da dignidade da pessoa humana, ou seja, como direito fundamental. Outro fato marcante desta edição do Conamat é que o encontro ocorre no ano em que a Anamatra completará 30 anos de fundação.
Voltado para uma reflexão profunda sobre as relações contemporâneas de trabalho, em comemoração aos 30 anos de fundação da Anamatra, este 13º Conamat traz o filósofo húngaro, radicado na Inglaterra, Istvan Mészáros, para a primeira conferência do dia 04/05, às 8h30m. Mészáros, autor do livro "Para Além do Capital", entre outras obras sobre o capitalismo e suas conseqüências, proferirá uma palestra sobre "Crise Política Estrutural".Às 14h30m, o sociólogo e professor de Sociologia do Trabalho da Unicamp, Ricardo Antunes, profere palestra sobre "A Desertificação Neoliberal".
Três painéis completam a parte científica do evento. O primeiro, que acontece logo após a Conferência de Mészáros, às 10h30m, é sobre os "Paradigmas Internacionais e Integração do Direito", para o qual foram convidados: o jurista paranaense José Afonso Dallegrave Neto, professor da Ematra 9ª Região e da Escola Superior de Advocacia da OAB/PA; o juiz do TRT da 3ª Região (MG), Marcus Moura Ferreira, e o ministro do TST Lélio Bentes Corrêa, membro de organizações internacionais e nacionais de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
O segundo painel está previsto para a manhã do dia 05 e é sobre "Magistratura e Transformação Social". Foram convidados para discorrer sobre o tema especialistas de áreas alheias ao campo do Direit a antropóloga Elina Pessanha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vai apresentar um estudoencomendado pela Anamatra sobre o perfil dos juízes do trabalho; o magistrado argentino Mário Elffman; o senador e ex-ministro da Educação Cristóvan Buarque; e o jornalista Luiz Nassif, especialista em economia.
O terceiro e último painel ocorre às 11h do dia 05, e se intitula "Do direito Patrimonialista ao Direito Includente". Para tratar do tema foram convidados os juizes de Direito Ingo Wolfgang Sarlet, professor da PUC/RS; Gustavo Tepedino, professor da Faculdade de Direito da UERJ e Marcelo Semer, professor da Escola Paulista da Magistratura e presidente do Conselho Executivo da Associação de Juízes para a Democracia.
Além das conferências e dos painéis, o 13º Conamat terá estudos em comissão sobre a carreira da magistratura, novos campos de atuação da Justiça do Trabalho, direitos e garantias nas relações de trabalho e fundamentos constitucionais do Direito do Trabalho. Quatro livros também serão lançados no Conamat, que será encerrado com show de Dominguinhos. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.conamat.com.br.
Fonte: Site Anamatra