São Paulo discute o juridiquês

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) realizará, dia 25 de agosto, próxima quinta-feira, mais uma etapa da Campanha pela Simplificação da Linguagem Jurídica, o chamado "juridiquês". O evento irá acontecer no Teatro Tucarena, na Faculdade de Direito da PUC/SP, na Rua Monte Alegre, 984, em Perdizes.

O professor Pasquale Cipro Neto fará uma palestra onde, com muita propriedade, colocará em pauta a troca de expressões em latim por palavras mais simples, ou seja, que sejam compreensíveis para as pessoas leigas sobre o assunto. Segundo a AMB, os estudantes de direito serão o alvo inicial dos trabalhos.

Há dois anos, a AMB encomendou ao Ibope uma pesquisa de opinião pública sobre o Judiciário. Nela foi revelado que incompreensão dos termos e desconhecimento da estrutura era a principal dificuldade dos entrevistados.

A AMB pretende lançar um livreto com um glossário das expressões jurídicas e explicações sobre o funcionamento da Justiça brasileira.
A primeira fase da campanha ocorreu na Faculdade de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro, na semana passada. Contudo, a ação acontecerá na UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), UnB (Universidade de Brasília), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e também na PUC do Paraná.


Imprimir   Email