No dia 31 de março, a Escola da AMATRA-SP e o Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein promoveram uma palestra com o tema Prevenção do Câncer. Na ocasião, a geneticista dra. Fernanda Teresa de Lima falou sobre formas de evitar a ocorrência da doença aos associados da AMATRA-SP e servidores do TRT-SP, na sede da AMATRA-SP, localizada no Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo.
A dra. Fernanda enumerou alguns hábitos que potencializam o risco de desenvolver a doença. Entre eles estão o fumo, o consumo excessivo de álcool, a obesidade e a falta de exercícios. A ocorrência do câncer também pode ter como causa alguns vírus, como o HIV e o HPV, e bactérias, como a Helicobacter pylori (Hp).
"O câncer é resultado de alterações no controle das células, que faz com que se proliferem exageradamente. Muitos são os fatores que causam estas alterações, como fatores comportamentais, ambientais, biológicos e genéticos. Os fatores comportamentais e ambientais podem ser identificados e evitados, impedindo que a doença se instale. A isso chamamos prevenção primária”, afirmou a especialista.
Entre as medidas de prevenção primária recomendadas estão a adoção de uma alimentação equilibrada e rica em fibras, evitar bebidas alcoólicas e o fumo, praticar exercícios regularmente e não se expor aos raios solares sem proteção. A dra. Fernanda ainda relacionou alguns exames que devem ser feitos regularmente para diagnosticar um possível início da doença. Entre eles estão avaliações dermatológicas, mamografia, exames de sangue, entre outros.
Para a presidente da AMATRA-SP, dra. Sonia Lacerda, a palestra ajudou a esclarecer diversas dúvidas dos magistrados e servidores presentes. “Por ser uma doença que requer cuidados extremos, é importante tratarmos dela abertamente, já que, caso seja diagnosticada com rapidez, as chances de cura são grandes. Uma palestra como essa é bastante esclarecedora e ajuda as pessoas a mudarem seus hábitos em prol de uma vida mais saudável”.
A dra. Sonia também se mostrou grata aos que colaboraram para a realização do evento. “Gostaria de agradecer o esforço da dra. Fátima Zanetti e da dra. Riva, que foram as responsáveis pela organização dessa palestra e fizeram todos os contatos necessários para que o evento pudesse ser realizado”.