A Desembargadora do TRT da 2ª Região e Diretora da Escola da Magistratura do TRT da 2ª Região, Maria Inês Moura Alves da Cunha e mais 20 mulheres de destaque atuantes nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, foram homenageadas em evento realizado na sexta-feira, 6 de março de 2009, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
A cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco foi concebida pela Academia Paulista de Magistrados (APM) e apoiada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e pela Associação Paulista dos Magistrados (APAMAGIS).
O Diretor da APM, Heraldo de Oliveira Silva, não poupou elogios à Desembargadora Maria Inês “Ela é um exemplo de Magistrada”. A Desembargadora, por sua vez, disse estar muito surpresa e lisonjeada com a homenagem.
A solenidade foi iniciada com a posse dos novos membros da Academia Paulista de Magistrados, entre eles a Desembargadora Federal Maria Cristina Zucky, que proferiu discurso em homenagem aos outros empossados e ao Dia Internacional da Mulher.
Foram realizadas três palestras: a primeira, proferida pelo Juiz Marcelo Matias Pereira, sobre a Lei Maria da Penha; a segunda, proferida por uma representante da Maria da Penha, sobre a história de vida dessa mulher e a luta para conseguir que seus direitos fossem reconhecidos; e uma terceira e última, proferida pelo Juiz José Henrique Torres sobre os Direitos Humanos das mulheres.
Na ocasião foi lançada a Cartilha Maria da Penha, uma publicação em formato de história em quadrinhos que tem como objetivo difundir os direitos das mulheres na população.
O poeta Paulo Bonfim declamou um poema, elaborado especialmente para a solenidade, em homenagem às mulheres presentes. O Presidente do TJ-SP, Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, fechou a cerimônia, reconhecendo que as mulheres são lutadoras e que cada vez mais conquistam direitos, mas que ainda sofrem grande preconceito da sociedade.
Um representante da Presidência da AMATRA-SP esteve presente no evento prestigiando a Desembargadora Maria Inês.
Ex-Presidente da OAB Nacional Rubens Aprobato Machado, Desembargadora Maria Inês Moura e Diretor da APM Heraldo de Oliveira Silva.