O município de Cotia recebeu nesta quinta-feira (02/09) dois eventos especiais: a inauguração do seu novo Fórum Trabalhista e a comemoração dos vinte anos da Justiça do Trabalho no Município, com entrega do Título de Cidadão Cotiano aos Desembargadores Decio Sebastião Daidone e Luiz Antonio Moreira Vidigal, este último o primeiro Juiz do Trabalho da Comarca de Cotia.
O novo Fórum, localizado na R. Rotary nº 175, foi inaugurado em solenidade repleta de autoridades da região: “Este é um momento marcante, muito feliz para a nossa cidade”, disse o Prefeito do Município, Antonio Carlos de Camargo.
A Presidente da AMATRA-SP, Juíza Sonia Maria Lacerda, também se manifestou: “vemos aqui os três Poderes, Executivo Legislativo e Judiciário, unidos para a melhoria da Justiça do Trabalho”.
Os Juízes Gabriel Lopes Coutinho Filho e Andréia Paola Nicolau Serpa, titulares das duas Varas da comarca, além do Presidente do TRT-2, Desembargador Decio Sebatião Daidone, e de Servidores do Tribunal, foram os grandes responsáveis por mais esta conquista da Justiça do Trabalho da 2ª Região.
Em seguida houve o evento que comemorou os vinte anos da Justiça do Trabalho na região, realizado na Câmara Municipal. Os trabalhos foram presididos pelo Presidente da Casa, Vereador Marcos Nena.
O Desembargador Luiz Antônio Moreira Vidigal foi o primeiro a receber o título de Cidadão Cotiano, por seu trabalho em prol da Justiça do Trabalho da região: “Me lembro de 1990, quando comecei a atuar aqui. Nós fizemos um rateio na Vara para equipá-la com um microcomputador”, lembrou o homenageado, que agradeceu emocionado.
Em seguida foi a vez de o Desembargador Decio Daidone receber seu título: “Agora eu também posso dizer que sou cotiano com muito orgulho”, agradeceu.
A cerimônia foi encerrada com conferência ministrada pelo Professor Amauri Mascaro Nascimento, que abordou as questões contemporâneas do Direito do Trabalho.
A comarca de Cotia sempre foi motivo de preocupação para os os Juízes Substitutos que lá passaram, destacando a atuação da Juíza Cleusa Coelho e do Juiz Milton Amadeu Júnior, que visitou o Presidente do TRT-2 e uniu esforços com a Juíza Titular na época, Adriana Teixeira, apresentando fotografias do péssimo estado da Vara e requerendo formalmente a melhoria das posições de trabalho na Comarca.