O ano letivo da EMATRA 2 foi aberto nesta segunda-feira (07/02) com palestra proferida pelo Desembargador do TJ-SP José Renato Nalini, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela USP.
O Magistrado, que é autor dos livros Ética da Magistratura, Ética Geral e Profissional, Ética Ambiental e A Rebelião da Toga, abordou em sua palestra a temática da ética na pós-modernidade.
Segundo o Desembargador, a sociedade atual lida com novos temas como casais homossexuais, uso de embriões para fins científicos etc, que não se aplicam à noção de moral sólida firmada no passado, gerando novas reflexões.
“O Direito é extraído da ética, e o Direito não tem o direito de não observar a ética”, apontou o Magistrado em relação ao objeto do trabalho dos Juízes.
Compuseram a Mesa, além do Desembargador do TJ, o Presidente do TRT-SP, Desembargador Nelson Nazar; a Diretora da EMATRA-2, Desembargadora Lílian Gonçalves; e a Desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva, do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura.
A AMATRA-SP foi representada na ocasião por seu Diretor Cultural, Juiz Gabriel Lopes Coutinho Filho, e pelo Representante dos Juízes Titulares, Juiz Paulo Kim. A palestra foi realizada no auditório da EMATRA – 2.