Conheça um pouco da história de Arnaldo Süssekind: Um dos fundadores das leis trabalhista no Brasil, Arnaldo Süssekind, é o único integrante vivo do seleto grupo que elaborou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o que, por si só, já demonstra a importância deste agente da história, sobretudo para quem deseja conhecer como ocorreu a constituição dos direitos sociais na área do trabalho no país. Sua trajetória de vida é marcada pela sua atuação direta no campo do direito trabalhista.
Deste modo, foi aluno de um dos primeiros cursos de Direito do Trabalho nas universidades brasileiras, trabalhou como escriturário e depois como assistente jurídico do Conselho Nacional do Trabalho, integrou o primeiro grupo de procuradores da incipiente Justiça do Trabalho implantada por Getúlio Vargas em 1941. Não obstante, uma das etapas mais importantes de sua carreira corresponde ao período que foi membro do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, quando compôs a comissão que criou a Consolidação das Leis do Trabalho -- a CLT. Arnaldo Lopes Süssekind, nasceu no Rio de Janeiro em 9 de julho de 1917.
É um jurista e político brasileiro. Foi ministro do Trabalho e Previdência Social nos governos Ranieri Mazzilli, de 4 a 15 de abril de 1964, e Humberto de Alencar Castelo Branco, de 20 de abril de 1964 a 7 de dezembro de 1965. Foi também ministro da Agricultura no governo Ranieri Mazzilli, de 4 a 15 de abril de 1964.
Süssekind foi integrante da comissão nomeada por Getúlio Vargas para elaboração da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1942, juntamente com os juristas José de Segadas Viana, Oscar Saraiva, Luiz Augusto Rego Monteiro e Dorval Lacerda Marcondes. É, também, representante brasileiro junto à OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Veja íntegra da entrevista aqui: