Cerca de 1,3 mil Magistrados e Membros do MP de todo o Brasil se reuniram em Brasília hoje (21/09) para o Dia Nacional pela Valorização da Magistratura e Ministério Público.
Às 11hs, os participantes do Movimento estiveram no Salão Negro do Congresso Nacional, quando entregaram aos Parlamentares Manifesto centrado em três eixos: a instituição de política nacional de segurança que garanta a incolumidade da saúde e da vida, com imediatas alterações legislativas pertinentes; um sistema de saúde que previna adoecimentos físicos e mentais, com adequada cobertura previdenciária; e uma política remuneratória que respeite a Constituição Federal e garanta a recomposição das perdas inflacionárias e que resgate a valorização do tempo de carreira dos Membros da Magistratura e do Ministério Público.
Diversos Parlamentares, entre eles os Deputados Nilton Lima, Wellington Fagundes e o Senador Eduardo Amorim realizaram discursos favoráveis às reivindicações.
O Presidente da AMB, Desembargador Nelson Calandra, o Presidente da ANAMATRA, Juiz Renato Sant’Anna, o Presidente da ANPT, Sebastião Caixeta, o Presidente da AJUFE, Gabriel Wedy, além de outros líderes Associativos, também se manifestaram.
Em seguida os participantes seguiram a pé até o Supremo Tribunal Federal, onde entregaram o Manifesto ao Presidente, Ministro Cezar Peluso.
Após o Ato, a comitiva da AMATRA-SP retornou ao Congresso Nacional para realizar reuniões com os Deputados Cândido Vaccarezza, João Dado e Arnaldo Faria de Sá.