Encontro Anual da AMATRA-SP

O Encontro Anual da AMATRA-SP de 2011 ocorreu no período de 11 a 15 de novembro, no maravilhoso Arraial d’Ajuda Eco Resort em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Bahia. Além das atividades científicas, os dias foram repletos de sol, atividades ao ar livre e confraternização.

Confira abaixo tudo o que aconteceu:

Dia 11/11 – Sexta-feira

Abertura com a palavra da Presidente, Juíza Sonia Maria Lacerda - A Juíza Sonia agradeceu à calorosa recepção dos colegas e familiares e a todos os envolvidos na realização do evento, especialmente à Comissão Cultural. “Conciliar é buscar a felicidade, por isso escolhemos este tema”, disse a Presidente na ocasião.



Palestra de abertura, Presidente do TRT-SP, Desembargador Nelson Nazar

“A cultura da paz como política pública”

O Desembargador Nazar elaborou um histórico sobre a Cultura da Paz como política pública: “O Poder Judiciário, que é o mais democrático de todos, ficou por anos esquecido pelos outros Poderes e isso acarretou no acúmulo de processos, realidade que enfrentamos hoje”.

Jantar de abertura com música ao vivo no restaurante Buranhén

Dia 12/11 – Sábado

No período da manhã os associados, amigos e familiares aproveitaram o sol e o calor nas piscinas e praia.

No início da tarde, foi a vez Palestra“O Grande Conciliador” com a Desembargadora Regina Maria de Vasconcelos Dubugras. Tendo como Debatedor – Juiz e Conselheiro do CNJ José Lúcio Munhoz.
A Desembargadora traçou o perfil da figura do conciliador e ressaltou: “Conciliação requer tempo, dedicação e paciência”. Já o Juiz Lúcio fez uma reflexão sobre a imagem do Magistrado: “Os Juízes saíram do gabinete. Como podemos mudar tanto e nossa imagem pública continuar a mesma?”



Em seguida, a oficina “Meios alternativos de solução de conflitos e suas técnicas”
Advogada Dra. Célia Regina Zaparolli e Desembargadora Maria Isabel Cueva tratou das formas de realização da conciliação. Utilizou-se como exemplo os acordos realizados na ocasião da desocupação de casas na Serra do Mar.

Na sequencia, a atleta de vôlei de praia Adriana Behar, ministrou uma palestras sobre superação. Segundo ela essa palavra significa: "aprender com o passado, não se contentar com o presente e desafiar o futuro”.

Dia 13/11 – Domingo

Os painelistas  Coordenador da Rede Nacional de Cooperação Judiciária, Juiz Auxiliar do CNJ José Eduardo Resende Chaves; Desembargadora Maria Inês M. S. Alves da Cunha e Desembargador aposentado e ex-Presidente do TRT da 2ª Região, Decio Sebastião Daidone abordaram a questão dos "Centros de Resolução de Disputas"

O Juiz José Eduardo Resende explicou a estruturação da Rede Nacional de Cooperação Judiciária. O Desembargador Decio Daidone indicou estruturas que podem ser utilizadas para viabilizar a resolução das disputas. Para o Ex-Presidente do TRT-SP o voluntário de Servidores e Magistrados aposentados pode ser utilizado com este intuito.

Oficina “Conciliação e suas técnicas na Justiça do Trabalho”

Advogada Dra. Célia Regina Zaparolli e Juíza aposentada Vanda Cruz
Nesta oficina foram ensinadas algumas das técnicas de conciliação ensinadas na universidade de Harvard. “Conciliar é despir-se da toga, colocar-se no lugar da pessoa com que se conversa”, declarou a Juíza Vanda Ferreira da Cruz.

Dia 14/11 – Segunda-feira

PASSEIO AO PARQUE AQUÁTICO ARRAIAL D’AJUDA ECO PARQUE



Crianças e adultos se divertiram nas piscinas e nas atrações radicais oferecidas.

O tema “Qualidade x Produtividade – o dilema do desempenho do Magistrado” foi abordado pelo Professor da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Dr. Paulo Eduardo Alves da Silva. Diretor Cultural-Adjunto da AMATRA-SP, Juiz Fernando França, debateu a questão.

Nesta palestra o acadêmico relacionou Justiça, Processo e gestão. Ele concluiu: "para garantir o acesso quantitativo e qualitativo o jurisdicionado, o Magistrado deve investir em gestão, integrando os meios alternativos de solução de conflitos ao processo judicial, capacitando pessoal e otimizando a estrutura já existente.

Palestra de encerramento“Atitudes Vencedoras”
Palestrante – Economista pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABVQ), Carlos Hilsdorf

Carlos Hilsdorf fechou com chave de ouro o Encontro Anual! A exposição sobre Atitudes Vencedoras foi dinâmica e divertida. Os associados e familiares saíram da sala mais felizes e dispostos e prontos para aplicar novos conceitos em suas vidas.

FESTA DE ENCERRAMENTO – Noite do Branco no restaurante da Ponta do Apaga Fogo

A Banda cidade Elétrica incendiou a noite de encerramento com os sucessos da música baiana. Animação e confraternização não faltaram!
Obrigada por sua participação! Nos vemos em 2012!


 


Imprimir   Email