TRT-2 realiza primeiro Simpósio de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais

 O TRT da 2ª Região realizou na última sexta-feira (20/04), no auditório do Fórum Ruy Barbosa, o 1º Simpósio de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais. O evento celebra o dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, estabelecido pela lei 1.121/2005, e comemorado oficialmente em 28 de abril.

A abertura contou com a presença das Desembargadoras Silvia Regina Pondé Galvão Devonald e Lilian Lygia Ortega Mazzeu, gestoras do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes; da Diretora da Ejud-2, Desembargadora Lilian Gonçalves e da Diretoria Secretária da AMATRA-2, Juíza Valéria Nicolau Sanchez.

Nos painéis, foram abordados aspectos como ergonomia, acidentes no trabalho em altura e com eletricidade, previdência e evolução das leis do trabalho.
Engenheiro do trabalho, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, higienista, líder sindical e médico foram alguns dos profissionais que realizaram as exposições.

Na ocasião, o Presidente do TRT-2, Desembargador Nelson Nazar entregou o “Prêmio Conciliador”, a personalidades e empresas que se destacam pela busca da conciliação. Os agraciados foram a Juíza Titular 3ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes, Maria de Fatima da Silva Petersen; o conciliador Senhor Adalberto Júnior Preto, a empresa Banco Santander (Brasil) SA e o Advogado Dr. Alexandre de Almeida Cardoso.

A última palestra, que abordou o Programa Trabalho, Justiça de Cidadania, foi ministrada pela Desembargadora Beatriz de Lima Pereira e pela Diretora Adjunta de Direitos Humanos da AMATRA-2, Juíza Sandra Miguel Abou Assali Bertelli.

As Magistradas expuseram as intenções e objetivos do Programa, no qual os Magistrados voluntários capacitam professores de escolas públicas para que estes repassem aos seus alunos em sala de aula noções sobre cidadania, ética, direitos fundamentais e direitos do trabalho.

“A Prevenção de acidentes do trabalho está intimamente ligada à ideia de educação e conscientização do trabalhador”, disse a Juíza Sandra Assali, no encerramento.
A Presidente da AMATRA-2, Juíza Patricia Almeida Ramos; a Diretora Cultural, Desembargadora Maria Cristina Fisch e o Diretor de Benefícios, Farley Ferreira estiveram presentes ao simpósio.


Imprimir   Email