O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Britto, reuniu-se, nesta quarta-feira (18), com a Diretoria da AMB e os Presidentes de Associações filiadas, dentre os quais a Presidente da AMATRA-2, Juíza Patricia Almeida Ramos, na Sede da AMB em Brasília. Foi a primeira vez que o Chefe do Poder Judiciário visitou a Associação.
O Ministro destacou o compromisso da Magistratura Brasileira, representada por meio das Associações, como guardiãs dos preceitos constitucionais e da Justiça. Na conversa com os Magistrados, o Presidente do STF manifestou seu apoio na luta pela recomposição dos subsídios e afirmou tratar-se de uma causa justa. “É de Justiça fazer a recomposição dos subsídios dos Magistrados brasileiros, pois, eles passam por um temerário período de desencanto remuneratório com a profissão. Outras carreiras, mesmo que, no âmbito jurídico, já têm um poder de atração maior que a carreira da Magistratura”, reconheceu.
Sobre a campanha “DIRETAS JÁ”, lançada pela AMB e encampada pela AMATRA-2, para instituir eleições para Presidentes de Tribunais, o Presidente da Suprema Corte avaliou a iniciativa como um instrumento em favor da democracia. Contudo, externou sua preocupação com a delicadeza do tema, visto uma possível politização das eleições. “Como está não pode ficar. Às vezes, a gente não sabe para onde vai, mas deixar as coisas como estão, no plano da representatividade, não é a melhor política. É preciso fazer algo. É preciso expandir o universo dos competidores a cargo de direção judiciária, como é preciso ampliar o âmbito do corpo eleitoral, dos que votam. E eu estou a dialogar nessa perspectiva da democratização interna do Poder Judiciário, sem maiores riscos de politização.”, concluiu.
Fotos e informações: AMB