Núcleos de Conciliação se reúnem para discutir uniformização do serviço no país

 O 1º Fórum Nacional de Núcleos de Conciliação reuniu, no dia 15 de agosto, profissionais atuantes na área para uniformizar as práticas do serviço em todo o País. O evento, no auditório do 1º subsolo do Fórum Ruy Barbosa, estimulou o debate sobre conciliação e a troca de experiências.
O fórum, sob a coordenação da Desembargadora Lilian Mazzeu, contou com a presença de diversas autoridades, representantes de Tribunais do Brasil (TRTs, TRFs e TJs), além de autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado de São Paulo. O presidente do TRT, Desembargador Nelson Nazar, participou da abertura.

Dois painéis foram apresentados sobre Conciliação. O primeiro - que versou sobre a Resolução 125 do CNJ - foi composto pelas palestras do Dr. Kazuo Watanabe (análise de sua aplicabilidade), da Dra. Valéria Ferioli Lagrasta Luchiari (debate sobre a “Capacitação de Conciliadores"), bem como do Dr. José Guilherme Vasi Werner, Conselheiro do CNJ (“A conciliação pré-processual à luz da Resolução 125/CNJ").

O segundo painel desenvolveu o tema "A Conciliação na Justiça do Trabalho". O Juiz Renato Henry Sant’Anna, Presidente da ANAMATRA, expôs sua visão a respeito dos “Juízes leigos na Justiça do Trabalho: aqueles que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo". Já o Presidente da AMB, Desembargador Henrique Nelson Calandra, discorreu sobre “A visão da Associação dos Magistrados Brasileiros sobre a conciliação nos diversos setores da Justiça". O Juiz Homero Mateus da Silva lançou sua considerações sobre a "A mediação na Justiça do Trabalho" e o Juiz Eduardo Rockenbach apresentou o tema "Conciliar é mesmo tão legal?"

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região foi uma das apoiadoras do fórum. A Presidente da AMATRA-2, Juíza Patricia Almeida Ramos, também esteve presente ao evento.

Fotos: TRT-2


Imprimir   Email