Entre os dias 03 e 06 de outubro a bela praia de Trancoso, na Bahia, foi o cenário do 29º Encontro Anual da AMATRA-2. As instalações do Club Med e as belezas naturais da localidade foram atrações à parte, que propiciaram a integração entre colegas, familiares e amigos.
A programação científica, elaborada pela Diretoria Cultural da AMATRA-2 e chancelada pela EJUD-2, reuniu palestras, painéis e debates sobre o tema central “A REALIDADE DA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO - CRISE, DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS”.
No primeiro dia, após a abertura solene com as palavras das Presidentes da AMATRA-2 e do TRT-2, o Professor José Garcez Ghirardi, abriu os trabalhos científicos do Encontro proferindo a palestra “Ética e Magistratura”.
Na tarde de 04/10, o Juiz Auxiliar do TST, José Hortêncio Ribeiro Junior, esclareceu detalhes práticos do Processo Judicial Eletrônico. Em seguida, a pesquisadora da Fundacentro, Doutora Maria Maeno, discorreu sobre a saúde física e mental do Magistrado. Para encerrar o dia, técnicas de inquirição foram abordadas pelo agente da Polícia Federal, Oscar Marcelo Silveira e Silveira.
O terceiro e último dia, iniciou-se com debates entre os associados sobre o relacionamento entre juízes titulares e substitutos e, logo após, sobre a pauta humanizada.
Mais tarde, a Presidente do TRT-2, Desembargadora Maria Doralice Novaes, e a Corregedora Regional, Desembargadora Anelia Li Chum, abordaram o primeiro ano de gestão da atual administração do Tribunal.
O advogado trabalhista, Professor José Affonso Dallegrave Neto, realizou uma brilhante explanação sobre o direito à felicidade, para, depois, a Presidente da AMATRA-2, juíza Patricia Almeida Ramos, encerrar o evento e o ano comemorativo do cinquentenário da AMATRA-2.
Programação Social
Além do jantar festivo de encerramento, que contou com os melhores quitutes da culinária baiana e muita animação dos presentes, na noite do branco, em 04/10, foi realizada a comemoração dos 51 anos da AMATRA-2, com cascata de champanhe e show especial.