I SEMINÁRIO INTERNACIONAL ROBERT ALEXY – FUNDAMENTAL RIGHTS

Direitos Fundamentais e o método Robert Alexy

DSCN1338.JPG

Em seminário realizado pela AMATRA-2, o renomado jurista alemão falou para um público diverso que compreendia de estudantes a Desembargadores sobre a teoria que tem ajudado em decisões da Justiça pelo mundo

 

No dia 01º de julho, a AMATRA-2, em parceria com a Escola Judicial de São Paulo (EJUD-2) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), realizou o 1º Seminário Internacional Robert Alexy Fundamental Rights, no auditório do Fórum Trabalhista da Barra Funda. O encontro reuniu cerca 300 pessoas, entre Desembargadores, Juízes, Advogados, professores e estudantes de Direito.

Sentados à mesa de abertura estavam, a Diretora da EJUD-2, Desembargadora Leila Chevtchuk, o representante da UNOESC, Juiz Rodrigo Schwarz, o Procurador-Chefe do MPT, Erich Scharamm, o chefe de departamento administrativo do Consulado Alemão, Gerhard Weicht, a Presidente do TRT-2, Desembargadora Silvia Devonald, o Diretor Cultural da AMATRA-2, Fábio Moterani e o Presidente da AMATRA-2, Juiz Fábio Ribeiro da Rocha, que aproveitou a ocasião para agradecer a presença de todos e aos parceiros que tornaram possível a realização do seminário.

“A AMATRA-2 está engajada em diversas campanhas e ações para continuar desempenhando o trabalho competente que nos comprometemos a cumprir. A realização desse primeiro seminário internacional com Robert Alexy é de extrema importância para todos nós”, disse o Presidente da entidade.

A Presidente do TRT-2, Desembargadora Silvia Devonald, não se prolongou muito e agradeceu a presença do Jurista alemão Robert Alexy. “Estou muito agradecida de estar presente nesse evento e em todos os eventos realizados pela AMATRA-2, que são de grandiosíssima importância para a compreensão dos direitos”, declarou.

O Diretor Cultural da AMATRA-2 e idealizador do seminário, Juiz Fábio Moterani, se mostrou muito satisfeito com a realização do evento e exaltou a importância das obras de Alexy.

“Nós temos hoje na Constituição Federal garantias e direitos que devem ser aplicados em sua máxima totalidade. Para isso as obras do professor Robert Alexy são fundamentais e nos ensinam de uma maneira muito particular a sua doutrina para usarmos em nossa Constituição cidadã na sua máxima aplicabilidade”, finalizou Fábio Moterani antes de Alexy dar início à palestra.

O Jurista alemão é criador da Teoria dos Princípios, método desenvolvido para ajudar na solução de casos jurídicos complexos. De forma ampla, Alexy esclareceu que, quando dois princípios fundamentais se conflitam, é indispensável analisar qual deles, quando eventualmente aplicado, irá ferir com menor intensidade o outro.

Sua fórmula foi adotada inicialmente pelo Tribunal Constitucional alemão e foi se espalhando pelo mundo, com exceção dos Estados Unidos, que ainda reluta em aplicar o método Alexy. Antes de a fórmula ser aplicada, é avaliado primeiramente se há adequação e necessidade de conflito. Caso a resposta seja positiva, aí entra-se com a proporcionalidade e a fórmula matemática.

Fórmula e Objetividade

“De fato, a minha teoria é muito simples. Ela se baseia em duas leis, a do balanceamento e a dos princípios colidentes, apenas nisso. As proporções classificatórias são passíveis de justificação; elas servem também como argumentos. Está mais do que provado que essa teoria de proporcionalidade é perfeitamente substantiva argumentativa e não apenas substancial”, esclareceu Alexy.

Como intermediador do seminário, o professor e pesquisador Rogério Luiz Nery da Silva, do Programa de Mestrado em Direito da UNOESC, que é um estudioso da teoria, demonstrou domínio do assunto quando traduzia as palavras de Alexy para os presentes no auditório.

“Mais do que ter um professor famoso aqui, é aprender a Teoria dos Direitos Fundamentais e aproximá-la de todos os aplicadores do Direito. Daí a importância deste seminário. A AMATRA-2 foi quem primeiro viabilizou este evento. Ela é a nossa grande parceira na difusão dos pensamentos de Robert Alexy”, finalizou Luiz Nery.

Depois da palestra, Alexy deu autógrafos e participou de um coquetel (veja fotos nas páginas a seguir) realizado na sala de convivência na sede da AMATRA-2, no Fórum Trabalhista da Barra Funda.


Imprimir   Email