AMATRA-2 - 55 ANOS DE HISTÓRIA E LUTA EM DEFESA DOS MAGISTADOS E DA JUSTIÇA DO TRABALHO

No mesmo ano em que a seleção brasileira de futebol conquistava o bicampeonato mundial no Chile e o Presidente João Goulart sancionava a lei que instituiu o 13º salário, nascia, em 04 de outubro de 1962, a primeira Associação dos Magistrados do Trabalho, a nossa AMATRA-2.

As finalidades inspiradoras da criação da AMATRA-2 mostram que, desde o seu nascimento, revelou-se necessário unir os Magistrados do Trabalho de São Paulo na defesa do Estado Democrático de Direito e do Poder Judiciário, em especial da Justiça do Trabalho, sob a ótica da preservação de sua autonomia, dignidade e independência, como também para assegurar o respeito às prerrogativas, garantias, dignidade e direitos da magistratura do trabalho.

Mais de meio século se passou, porém subsiste vivo em cada Associado o entusiasmo criado com o surgimento de uma Associação de Juízes do Trabalho, mesmo diante de um cenário preocupante de ataques à Magistratura e aos direitos trabalhistas. 

Nutrimos ao longo desses anos o sentimento de que, mesmo exercendo mister que traz, em sua essência, considerável isolamento, é preciso congregarmos por nossos interesses comuns, fortalecendo-nos e fortificando nossa casa, a Justiça do Trabalho. Foi isso que nos uniu, é isso que nos mantém unidos.

Nessa data tão importante, em que, há exatos 55 anos, germinava nossa influência à concepção de outras Associações regionais de Juízes de Trabalho, e até mesmo, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), devemos revisitar a essência de nossa instituição para conservarmos nosso espírito de união em prol do fortalecimento cada vez maior da Justiça do Trabalho e da Magistratura do Trabalho.

Feliz aniversário, AMATRA-2! Feliz aniversário a cada um de nossos Associados!

Diretoria da AMATRA-2

Imprimir   Email