AMATRA-2 REÚNE-SE COM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BARUERI PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA TJC

Reuniao tjc 11 03 22

A AMATRA-2 informa que se reuniu com a Secretaria de Educação de Barueri, para tratar sobre a implantação do programa “TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA (TJC)” nas escolas do município.

Representando a AMATRA-2 e o TJC, estavam presentes Daiana Monteiro Santos, coordenadora regional do programa, Patrícia Almeida Ramos, ex-presidente da AMATRA-2, e a associada Rosa Fatorelli Tinti Neta. Pela Secretaria de Educação de Barueri participaram a Diretora de Departamento de Projetos Pedagógicos e Intersecretariais, Maurylane Almeida, a Diretora de Departamento de Programas e Convênios, Mônica Narvaes, a Assistente de Departamento de Programas e Convênios, Michele Griffin, bem como o Professor de História atuante do Departamento de Apoio Pedagógico, Luciano Detta.

Após breve explicação do programa e seus objetivos, os representantes da Secretaria de Educação apresentaram falas no sentido da relevância do programa e da grande contribuição que ele acarretaria para estudantes e comunidade.

Pelas representantes do TJC foram feitas, ainda, algumas proposições, tendo sido deliberados tais pontos:

PÚBLICO ALVO: alunos do 9º do ensino fundamental, considerando que são estudantes com faixa etária de 14 anos, aptos ao ingresso no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Pela Secretaria foi solicitado o prazo de 02 semanas para definir a escola que será escolhida para ser aplicado o Projeto Piloto, conforme os critérios de público alvo, de acordo com a idade e situação de maior vulnerabilidade social.

Foram apresentadas as formas de concretização do TJC, por meio de treinamento de professores para serem replicadores, palestras pelos magistrados, simulações de audiências, visitas e apresentações lúdicas com a participação dos estudantes, professores, juízes e comunidade.

O Professor Luciano apresentou documento trazendo as matérias, dentro da grade curricular aplicada no Município, para o enquadramento nos ciclos de palestras do TJC. Ex.: estudo sobre os períodos históricos da Era Vargas e da Revolução Industrial/Francesa.


Imprimir   Email