AMATRA-2 REALIZA CERIMÔNIA DE CULMINÂNCIA DO PROGRAMA TJC EM ESCOLA DE BARUERI

Cerimônia de culminância TJC 20 10 2

Cerimônia de culminância TJC 20 10 3

 

No último dia 20 de outubro, a AMATRA-2, juntamente com os professores da EMEF Sandro Luiz Braga, localizada no município de Barueri, realizou a cerimônia de culminância do programa “TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA (TJC)” para a turma do 9º ano da escola.

Representando a AMATRA-2 e o TJC, estavam presentes Daiana Monteiro Santos, coordenadora regional do programa, Caroline Cruz Walsh Monteiro, diretora de direitos humanos da AMATRA-2, e a associada Tâmara Luiza Vieira Rasia. Também participou do evento o secretário de educação de Barueri, Celso Furlan.

Na solenidade, foram apresentadas atividades artísticas feitas pelos alunos, demonstrando os ensinamentos trazidos pelo programa.

Sob a regência do professor Romero José Silva e acompanhamento do professor Sidnei Silva, os alunos interpretaram a música “Trabalhador”, do Seu Jorge. Em seguida, um espetáculo teatral mostrou cenas de trabalho escravo que acontecem até os dias de hoje.

Na ocasião, também foi apresentado um vídeo abordando a importância dos trabalhadores, com destaque às profissões dos pais dos alunos participantes do programa. Veja aqui: https://youtu.be/AHA329NkrDE.

O tema principal escolhido pela Anamatra para o TJC este ano foi “Bicentenário da Independência do Brasil na busca antidiscriminação nos espaços de trabalho e cidadania”. Dentro desse tema, foram realizadas palestras sobre direitos fundamentais, noções de divisão e atribuições de cada um dos poderes e de diversos diretos e deveres envolvendo os trabalhadores e cidadãos, com destaque para matérias sobre discriminação e assédio.

O intuito do programa TJC foi ampliar aos jovens da escola o conhecimento sobre direitos e deveres e sobre o que podem fazer para contribuir com a comunidade onde vivem.

Agradecemos a confiança que o município de Barueri nos deu e a receptividade da EMEF Sandro Luiz Braga com o programa Trabalho, Justiça e Cidadania. A intenção da AMATRA-2 é expandir o projeto, o levando para outras escolas no próximo ano.


Imprimir   Email