No dia 29 de novembro, a AMATRA-2, em parceria com os professores da EMEF João de Almeida Lemos, localizada em Barueri, realizou a cerimônia de encerramento do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, destinada às turmas do 9º ano da escola.
O evento contou com a presença de representantes da AMATRA-2 e do programa TJC, incluindo Daiana Monteiro Santos, diretora de Direitos Humanos e coordenadora regional do programa, Maria Aparecida Norce Furtado, diretora adjunta de Aposentados, e os associados Álvaro Alves Nôga, Bartira Barros Salmom de Souza, Eva Missako Yuhara e Lávia Lacerda Menendez.
A Secretaria de Educação de Barueri também esteve representada, com a participação de César Alexandre Miano, secretário adjunto; Maurylane Almeida Oliveira e Sttephany Monteiro, do Departamento de Projetos; e André Menezes, da equipe de Comunicação.
Durante a solenidade, os alunos demonstraram, por meio de apresentações teatrais e musicais, o que aprenderam sobre direitos trabalhistas, evidenciando os conhecimentos adquiridos ao longo do programa.
O objetivo do programa, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), é aproximar o Poder Judiciário e a sociedade, em especial o público formado por estudantes e profissionais da educação. A interação ocorre por meio de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita.
No decorrer do programa, os alunos assistiram a cinco palestras sobre temas variados, incluindo noções de legislação trabalhista, contrato de aprendizagem, diversidade, discriminação, trabalho análogo ao escravo, assédio e trabalho infantil. Eles também visitaram o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, onde tiveram a oportunidade de conhecer as varas do trabalho e participar de simulações de audiências acompanhados por magistrados.
A EMEF João de Almeida Lemos é a quinta escola a integrar o programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”. A AMATRA-2 agradece a confiança do município de Barueri e a receptividade da comunidade escolar.